Contos e Fábulas



        O objetivo do nosso Blog é apresentar histórias literárias com o uso da tecnologia.
        Nesta primeira página vamos explicar de uma CONTOS E FÁBULAS
maneira rápida o que são Contos e Fábulas.;
    Conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho em relação ao romance, que é muito extenso).
 O eixo narrativo do conto aborda um só conflito, um só drama e uma só ação, diferentemente das novelas.
  O conto precisa causar um efeito singular no leitor, causar muita excitação e emotividade e prender a atenção, sendo o gênero literário mais moderno e que maior vitalidade possui, pela simples razão que as pessoas jamais deixarão de contar o que se passa, nem de interessar-se pelo que lhes contam bem contado.
 Ao escritor de contos dá-se o nome de contista.  É geralmente uma história curta, porém a mais difícil e a mais disciplinada forma de escrever prosa, pois num romance, pode o escritor ser mais descuidado e deixar superfluidades, que seriam descartáveis, mas num conto quase todas as palavras devem estar em seus lugares exatos. Assim que entre suas principais características, estão: a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total.
  • Contos são estórias curtas, menores que novelas.
  • Contos-de-fadas - são contos de fadas, onde aparece o sobrenatural, o maravilhoso;
  • Contos-de-encantamento são estórias que apresentam metamorfoses, ou transformações, por encantamento, a maioria;
  • Contos maravilhosos são estórias que apresentam o elemento mágico, sobrenatural, integrado naturalmente nas situações apresentadas;
  • Contos de enigma ou mistério são estórias que têm como eixo um enigma a ser desvendado;
  • Contos jocosos são estórias humorísticas ou divertidas.



Já as Fábulas são, à grosso modo, histórias fantásticas que envolvem animais, os quais, nas histórias, sentem, agem e pensam como os seres humanos.
 Sendo uma das mais antigas maneiras de contar histórias que veiculam uma norma de conduta para a essência humana, para expressar suas emoções e sentimentos,  as fábulas contêm um fundo moral para a educação humana e criticam os valores da sociedade. São uma ponte supranacional, proveniente de vários povos e culturas, transpostas do mundo animal para o humano, fazendo com que as crianças de todo o mundo vençam eventuais barreiras geográficas ou lingüísticas.  Nos contos de fadas os dilemas existenciais da criança em formação são personificados pelos animais. Só escutando repetidamente um conto de fadas a criança irá amadurecendo ao inserir-se nele.  É na repetição  que se fixa o admonitório.  O autor grego Esopo usava animais em suas fábulas.
O que é uma fábula,  segundo alguns fabulistas:
  • ·   Theon (século I d.C.) – “Fábula é um discurso mentiroso que retrata uma verdade.”
  • ·    Fedro (século I d.C.) – “A fábula tem dupla finalidade: entreter e aconselhar.”
  • ·     La Fontaine (século XVII) – “A fábula é uma pequena narrativa que, sob o véu da ficção, guarda uma moralidade.”
 Fábulas retratam e espelham a essência humana, suas emoções e sentimentos:

Amor, Amizade, Afetividade, agressividade, Arrependimento, auto-piedade, aflição, Alegria, Altruísmo, arrogância, altivez, ambivalência, angústia, ansiedade, antipatia, apatia, antecipação, Bondade, Carinho, Compaixão, confusão, Comiseração, ciúmes, constrangimento, Coragem, culpa, curiosidade, Contentamento,  Cooperação, cobiça, depressão, desapontamento, Deslumbramento, dó, decepção, dúvidas, egoísmo, Empatia, Esperança, Euforia, Esforço, Entusiasmo, Epifania, Felicidade, fanatismo, frieza, frustração, gula, Gratidão, histeria, hostilidade, humor, Honestidade, Humildade, inspiração, inveja, interesse, indecisão, ira, isolamento, luxúria,  Liberdade, Misericórdia, mágoa, mau-humor, medo, melancolia, nojo, nostalgia, ódio, orgulho, paixão, pânico,  Paciência, presunção, Prudência, pena, Piedade, prazer, preguiça, preocupação, raiva, remorso, Respeito, Responsabilidade, repugnância, resignação, Saudade, Simpatia, soberba, sofrimento, solidão, surpresa, susto, tédio, timidez, tristeza, tolerância, vergonha, vaidade, vanglória, vício.
  
Tente identificar nas fábulas o que significa cada personagem;  tente transportar para o mundo real o que/quem cada personagem significa, cada objeto, ou cor, ou situação.

Simbologia nas fábulas e contos de fadas:
Coruja - sabedoria, bons conselhos, vigilância e meditação; capacidade de enxergar nas trevas; filosofia
Raposa - astúcia, esperteza
Lobo-mau - metáfora do homem sedutor, dos instintos maus do homem
Leão - força, poder
Urso - força, poder
porco - gula, instintos bestiais.
gotas de sangue - na moça, início da menstruação e puberdade
floresta - o mundo, o desconhecido e seus perigos
água - vida
branco - inocência
vermelho - vida, sangue
dormir - morte corporal
bruxa – a natureza madrasta